quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Desgostos políticos

Adendo 1 - Só ontem, dia 2 de fevereiro, o nosso DEMoníaco prefeito decretou estado de calamidade pública em alguns bairros da Zona Leste de Sampa. Esses bairros estão embaixo da água desde DEZEMBRO!!! E só agora a prefeitura se deu conta de que essa é uma situação de calamidade pública!!! O homem cortou dinheiro para limpeza da cidade, cortou dinheiro de recapeamento, cortou dinheiro para limpeza de córregos, enfim, o DEMoníaco cortou tudo, menos o aumento de salário proposto pelos prezados vereaDORES para ele e os próprios parlamentares municipais...

Adendo 2 - Essa obra da Marginal é uma das coisas mais estúpidas que eu já vi em Sampa e não precisa ser gênio para ver os problemas. Os trechos onde as faixas novas foram inaguradas continuam entupidos como antes. Quem anda na Marginal não percebeu diferença nenhuma até agora, apesar de vários trechos com as faixas novas estarem liberados. Aumentou, sim, a chance de ocorrer pequenos acidentes, porque as faixas extras terminam sem nennhum aviso para o motorista. Ele vem de uma pista larga, com quatro, cinco faixas, e cai numa estreita, com quatro, três, disputando o espaço entre as faixas com as motos e empurrando ou sendo empurrado por quem vem na faixa do lado. Aposto que aumenta o número de acidente envolvendo motos com essa merda. Não dou dois anos para isso acontecer.

As pistas novas aumentaram a impermeabilização na várzea que é a margem do Tietê e onde estão as marginais. Portanto, a água da chuva vai ficar retida no asfalto por mais tempo e vai aumentar o problema de enchente. O governo tucANUS anterior pegou empréstimo no Banco Mundial ou no Interamericano para fazer a obra de aumento da calha do Tietê e de reforma nas margens do rio para amenizar o problema - enchente ali nunca será problema resolvido, porque várzea é isso mesmo, área de alagamento. O problema ali está na construção das marginais, pelo que sei, feita na gestão de um engenheiro (Maluf que fez, Maluf que rouba mas faz).

Mais de R$ 1 bilhão de dinheiro gasto nessa obra da calha do Tietê pelos tucANUS. Outro R$ 1 bilhão para a tal ampliação das faixas. Essa última obra praticamente anula os efeitos da obra anterior. Ou seja, o governo se endividou para nada, no fim das contas. E, para completar, pegou um dinheiro que podia ser colocado na continuidade da ampliação do metrô, um transporte público, para uma obra que supostamente melhora as vias pavimentadas e incentiva as pessoas a usarem carro, que é transporte privado. Por isso as montadoras amam o Brasil! Por isso não voto em tucANUS nem em DEMoníacos.

Aliás, também não voto em PT (Perda Total do meu voto...) Que foi o licenciamento da Belo Monte???? Caracoles!!! Todo mundo discutindo como manter floresta em pé para não aumentar emissão de carbono, metano etc, e o governo aprova licença ambiental para derrubar Amazônia e construir usina hidrelétrica lá na PQP. Me diga, onde se consome mais energia no Brasil? Centro-Sul. Qual o custo e quanto mais de floresta vamos derrubar para fazer a ligação da Belo Monte com o resto do sistema, de modo a essa energia chegar onde ela é mais consumida?

E por que, diabos, a gente não usa a energia gerada nas usinas de açúcar e etanol, que está aí, é só investir na rede de transmissão e propor boas regras para usineiros e distribuídoras? E a energia solar? E a éolica? Pelo amor dos meus filhinhos, é só olhar a China, vejam o que os camaradas estão fazendo lá. Já estão liderando a produção de energia eólica, os espertos chineses. E a gente aqui, criando um lago enorme que vai produzir metano (a vegetação embaixo da água começa a apodrecer e o reservatório de uma hidrelétrica fica anos emitindo metano, que é um gás estufa), derrubando árvores que estariam mantendo o saldo de carbono estável, desalojando pessoas e tudo o mais!

Cadê os protestos dos europeus e norte-americanos, que falam toda hora da cana avançar na Amazônia para não comprarem nosso etanol? Cana na Amazônia, com aquela insolação, produz pouca sacarose, de onde se extrai o açúcar e o etanol. Por conta de pegar muito sol, ela tem florada no Norte-Nordeste, tempo em que consome mais açúcar do que produz. Por ter muita radiação solar, a cana usa muita sacarose para crescer, lá chove muito e a água lava a sacarose, o solo é ruim, enfim, não é lucrativo plantar cana na Amazônia. Cadê o Michael Jackson, que até depois de morto fica falando da preocupação com a floresta, como ocorreu no Grammy???!!! Cadê as ONGs? Os ambientalistas (os de verdade, não o Minc, dá até vergonha ser geógrafa num dia assim)???!!! Um A-B-S-U-R-D-O!!!!

Um comentário:

Fernanda Medeiros disse...

Oi Jan! Esses problemas nao vao se resolver nunca.
Mas se vc der uma olhadinha no mundo, o problema ambiental depende da conscientizacao da populacao e tb de um forte esforco do governo a favor de td isso.

O Brasil e um pais que esta em vias de desenvolvimento e estao investindo mto ai. O problema maior, que nao e segredo para ninguem, e que essa grana nao chega onde tem que chegar, por causa da corrupcao.
O maoir indice de corrupcao no mundo e na America Latina. E a mudanca de conduta dos politicos e ate mesmo da populacao, nao e algo simples de se fazer. Mas ainda creio que deveria de comecar pelos governantes dando exemplo, o que realmente nao acontece.

E complicado falar em energias renovaveis, pq sao recursos obtidos de recursos artificiais para gerar recursos naturais. Ainda que melhoremos a quantidade de vida da populacao com o tema ambiental, creio que isso e uma tarefa impossivel. Nao sei se conseguiremos gerar td a energia necessaria, que provem dos recursos naturais com os recursos que hj dispomos. E algo que me indaga. Quem viver, vera!
Mas vale a pena ter essa consciencia e lutar para que algo seja feito.

Sobre o lance de ser geografa em um mundo como esse, sei nao... Talvez seja mais ou menos o problema de ser economista num mundo globalizado...hehe.
Temos que gastar nossos neuronios fazendo trabalhos de investigacao, Jan!;)

Bsssssssssssssssssss
FE