quarta-feira, 1 de julho de 2009

Tem horas que é melhor ser surda...

Bem, eu estava em quarentena em casa. Por causa dessa gripe medonha que está matando gente e derrubando ministros por aí. Eu não tinha e não tive nenhum sintoma de gripe. Mas uma prima de segundo grau teve um aluno com a doença, e a gente saiu juntas. E ela teve um gripe forte, que até agora não sabe se é a gripe suína (não sei a sigla do nome correto, então vai no jargão popular mesmo). Por prevenção e senso de responsabilidade, achei melhor eu ficar mais em casa e isolada, até ver se eu teria a doença ou não e saber se minha prima estava com a tal influenza.

Bem, a mãe dela, que é minha prima de primeiro grau, também está gripada. Pegou da filha. Mas ela, diferente de mim, está trabalhando normalmente. A Vigilância Sanitária foi até a casa dela. Falou para que elas ficassem isoladas, porque, na dúvida, manda a ciência e o sistema de saúde, trabalhe com o pior cenário. No caso delas, o pior cenário é o exame dar positivo para o vírus. Então, como prevenção, vamos ficar em casa.

Minha prima (a de primeiro grau) fez aniversário e eu liguei para ela para dar parabéns. A contragosto. Não queria ter ligado. Porque eu acho uma tremenda irresponsabilidade dela fazer o que está fazendo. Mas liguei, já sabendo que eu ia ouvir merda sobre o assunto, porque eu conheço a família que eu tenho. E pensei que aquela era uma boa hora para eu surda. Ela veio argumentar comigo sobre essa gripe ser algo menos importante do que falam, porque eu, sem sintoma, fiquei de quarentena, e ela não. Ela veio tentar me convencer de que está agindo certo. Sabe aquela pessoa que tá fazendo merda e fica tentando se justificar? Foi isso que ela fez. Tipo: eu sou exagerada, e ela que é correta, porque, no fim das contas, é um exagero mesmo o que estão fazendo...

Tive de ouvir coisas do tipo "o médico que atendeu minha filha disse que é um exagero o que estão fazendo em relação a essa gripe"... "todo dia morre gente por causa de pneumonia".... "todo dia morre criança com diarréia em hospital"... "ai, é muito complicado para mim trabalhar em casa"... "meu chefe mandou eu vir trabalhar mesmo doente porque ele também acha que é um exagero"... Sabe aquela vontade de perguntar pra pessoa se ela é ignorante assim sempre ou se ela tá só fingindo pra consciência dela ficar em paz com a merda que tá fazendo?

E o pior de tudo é que eu tenho a mais absoluta e plena convicção de que eu sou e serei criticada por ela e por uma turba de ignorantes como ela por ter sido exagerada na minha prevenção, ao fazer uma quarentena. Enquanto ela me critica, posa de coitadinha ainda. Totalmente irritante. Eu odeio saber que pessoas de quem eu gosto ficam falando mal de mim pelas costas. Mas eu odeio ainda mais saber que as pessoas falam mal de mim quando eu estou agindo certa e elas não. Além da mágoa pela coisa do falar pelas costas e não me dar chance de defesa, tenho ainda de suportar a injustiça de receber crítica por estar agindo certo, pensando de forma preventiva, para não passar uma doença grave para outras pessoas.

Não sou pessoa de gastar tempo e energia desejando mal pros outros. Nem mesmo para quem eu detesto. Eu não perco tempo e energia com gente que não presta, com gente que eu não gosto. Ignoro solenemente. Se tá vivo ou morto, tanto faz, estando longe de mim e não me prejudicando, pode tocar a vida sossegado que não tô nem aí pra essas pessoas. Claro que se algo de ruim acontece com uma delas, eu sempre digo bem-feito. Sou ruinzinha mesmo. Tanto que dessa vez eu estou torcendo pra o exame da minha prima de segundo grau dar positivo. Porque se der, a mãe dela vai ter fazer exame (isso se ela não preferir continuar sendo irresponsável) e aí vão embargar a casa e o serviço dela. E seria ótimo um cala boca desse tipo em gente ignorante assim, como ela e o chefinho dela...

Se bem que não duvido nada que ela não faça o exame, mesmo o da filha dando positivo, porque o chefinho dela vai mandar ela ficar quieta para não prejudicar os negócios, e é assim que uma doença que podia estar sob controle deixa de estar, com gente irresponsável encobrindo as merdas que faz. E ela vai acatar a ordem do chefinho, claro. Espero que o chefinho nunca mande a minha prima tomar veneno... Não por ela, mas pela mãe dela, que é minha segunda mãe, e ia morrer se tivesse que enterrar um filho. E eu sofreria horrores por ver essa minha tia tão triste.

Nenhum comentário: