quarta-feira, 2 de abril de 2008

Consultor, o Deus da modernidade

Para tudo nessa vida, hoje, há um consultor. Real, virtual, não importa, sempre tem alguém que por alguns dinheiros vai te contar o segredo da felicidade. E também vai te ensinar a ser feliz. Vai resolver qualquer problema seu. Qualquer angústia. Pobre homem moderno, não consegue exercer o governo de si mesmo, precisa pagar para ter a ajuda de um estranho, seja para educar um filho, para se vestir, arrumar um emprego ou conquistar o amor da sua vida.

No Suplemento Feminino do Estadão de domingo último, um horror de caderno que eu tenho o vício de ver, li uma reportagem que mostrou de forma cristalina como o homem moderno é um ser pobre de espírito, totalmente perdido no mundo do consumo e do trabalho. Diz lá que um tal Instituto CKK tem um treco chamado Clube do Riso Feliz. O referido clube organiza reuniões semanais para "promover a prática da risada", prática essa tratada como um meio terapêutico para pessoas com depressão, estresse, que buscam aprimoramento pessoal e tímidos. Acho espantoso uma pessoa tímida ser vista como alguém que precisa de meio terapêutico, como se ela fosse uma doente, mas enfim...

Nas reuniões, os participantes brincam de fazer caretas para o espelho, lêem contos hilários e devem rir para valer, muito, mesmo que a piada seja sem graça. Têm lição de casa: devem rir todo dia de manhã para si mesmos na frente do espelho. Falam também de desapego, superação de mágoas, manter pensamento positivo e os tradicionais temas de todo livro de auto-ajuda, consultório psicológico e aconselhamento de padres, pastores, enfim, de várias igrejas. Tudo isso o instituto faz a módicos R$ 200,00 por um encontro semanal e R$ 100 para quinzenal, claro.

Me diga, tem coisa mais deprimente nessa vida do que uma pessoa ter de pagar um economista e uma psicopedagoga e artista plástica (os donos do tal instituto) para a ensinarem a rir??? Isso é de chorar, mesmo, profundamente, de terminar o pranto aos soluços.

Que diabos acontece com esse povo, meu santo? Pagam para ter aconselhamento sobre que roupa usar, para arrumarem seu guarda-roupa, chamam a televisão para a super nanny ir na sua casa ensinar como educar seu filho, vão na TV pedir pra Cicarelli ou outra VJ qualquer arrumar alguém para beijar na boca, chamam consultor para, na TV, em uma semana resolver seu casamento em crise, te ensinar o que você deve gostar para decorar sua casa com bom gosto, para ganhar cirurgia plástica, para ensinar a paquerar e a ser uma pessoa interessante... Mas pagar alguém que não seja um artista de circo ou um piadista a la Ary Toledo para te ensinar a rir??? As pessoas hoje não conseguem mais rir, é isso???

Desculpe, mas se você é fisicamente perfeito, seus órgãos todos funcionam, não morreu ninguém querido, não perdeu o emprego aos 45 anos e sua família está passando fome, não sofre de doença terminal, não tem ninguém na família morrendo, mas está nesse nível de tristeza, se mata. E logo!

Nenhum comentário: