quinta-feira, 9 de abril de 2009

O que falta

Terça-feira, 2 de abril, foi um dia muito ruim. Na escola, presenciei um acidente que poderia ter sérias repercussões, com uma adolescente correndo o risco de ter fraturado a coluna por conta de uma brincadeira idiota de um colega. A crueldade, falta de solidariedade, de respeito e indiferença dos outros alunos me deixou muito, muito, muito triste. Vejo ali o futuro da humanidade. E não é nada bom.

De noite, passou uma procissão na minha porta, da igreja da rua de casa, que é muito bonita e simples, por sinal. Assim como a procissão: pequena, singela e muito bonita. A despeito das imbecilidades que a Igreja Católica fez e faz, eu sou católica e ponto. Vendo o padre passar, e toda a sua convicção na vida, nos homens, no futuro melhor aqui ou em outra vida, senti inveja dele. E de todas aquelas pessoas, tão confiantes na vida, tão em paz, tão equilibradas e tão satisfeitas.

Foi então que eu percebi o motivo da minha tristeza e depressão, que são quase constantes, tirando um ou outro dia em que me sinto mais animada. É que eu não tenho confiança na vida. Não tenho expectativa de que as coisas vão melhorar, por mais que eu planeje e estude e faça. Porque eu sempre estudo, planejo e faço sabendo que não vai mudar nada estudar ou não estudar, planejar ou não planejar, fazer ou não fazer. É um misto de indiferença com frustração e paralisia por saber que nada do que eu fizer realmente vai importar, vai mudar algo em mim, em alguém ou na vida de maneira geral.

Tudo que eu vejo e prevejo me mostra que, pelo contrário, as coisas vão piorar, só tendem a piorar. Olhando aquelas crianças e adolescentes na escola, eu não consigo ver que a vida vá ser melhor no futuro próximo. Nem distante. Eu não consigo ver que minha vida também vá ser melhor, porque eu acho que atingi o ponto máximo que poderia. Não vejo como subir mais, evoluir mais, melhorar as coisas para mim ou para os outros. Não que eu tenha atingido a perfeição, não é isso, mas é como se eu tivesse chegado ao limite do que poderia fazer.

No fundo, no fundo, o que me falta é uma coisa só. Não são metas, planos, novas coisas a fazer, novos objetivos. Me falta fé, me falta acreditar que as coisas podem ser melhores no futuro, seja aqui, nessa vida, ou numa próxima, como diz a Igreja. Falta fé, acreditar que eu posso ser melhor, que os outros podem ser melhores, que a vida e o mundo podem ser melhores. Basicamente, o que me falta é esperança. E mais de um poeta já disse que vida, sem amor e esperança, não é vida. Amor não esteve nem está nos meus planos. Sobrou a esperança, que acho que tive um dia, mas perdi e não a encontro. E, infelizmente, os poetas têm razão...

Um comentário:

Fernanda Medeiros disse...

Ufa, que maré baixa...
Durante minha estancia na facul, eu sentia mais ou menos a mesma coisa que vc. E entao, decidi mudar.

Se vc viajar um pouco, conhecer outros lugares, vai ver que isso acontece ai.
Vc tera a possibilidade de conhecer coisas melhores (e tb piores), mas sempre tendemos a ficar com o melhor de tds as coisas. Isso faz parte do nosso aprendizado, da nossa evolucao.

Eu acredito na evolucao espiritual do individuo. Creio que a vida pode ser melhor e creio que podemos mudar o mundo, a partir do momento que mudamos a nos mesmos. E isso comeca com o nosso entorno.

Vim para um pais onde as pessoas nao valorizam os estudos. Aqui, as pessoas deixam os estudos qdo adolecentes para trabalhar e construir seu patrimonio para um dia, se casarem e construirem familia.
Td isso me parece mto bonito, pq aqui, uma pessoa que tem estudos tem praticamente o mesmo salario de uma que nao tem.

Mas qdo eu demostrei para as pessoas que estao ao meu redor, com mtas criticas em cima da minha cabeca, que os estudos eram importantes, adquiri seguidores.
Os estudos nao sao somente uma porta para melhores oportunidades de trabalho, senao, que tb te abrem a cabeca para novas ideias. E por isso, e importante... E importante saber afrontar as situacoes de uma maneira mais inteligente e naturalmente, mais simples.

Enfim, hj posso dizer que me dao razao e estao tds seguindo o caminho que eu ja percorri. E me alegro mto que seja assim.
Sempre que posso, os ajudo. Sempre estou estimulando.
Creio que esse e futuro da humanidade. E creio que nunca e tarde.

Mas e preciso acreditar.

Se a porta nao esta aberta, nao entrará luz.
Vc tem que buscar uma janela.

Bssssssssssssssss