Capa da Folha de S. Paulo hoje está um primor... A foto das famílias homenageando os mortos na queda do avião da TAM em Congonhas, acidente ocorrido há um ano, e uma notícia sobre a prisão dos oito controladores de vôo que fizeram uma greve contra as más condições e infra-estrutura precária do sistema de controle de vôo nacional após a queda do avião da Gol.
Isso é a justiça brasileira: os controladores, responsáveis por revelar a nossa fragilidade, estão presos pela queda de um avião que ocorreu apenas porque dois estrangeiros dos EUA não deixaram ligado um componente fundamental do seu pequeno aviãozinho, e, com isso, bateram no Boeing da Gol e mataram todo mundo. Esses pilotozinhos estão livres, leves e soltos, nos EUA, voando pra cá e pra lá, enquanto nossos controladores estão presos.
Já sobre o acidente da TAM, sequer o laudo das causas foi concluído, um ano depois. Famílias inteiras buscam saber o que ocorreu, gente depende de indenização, porque morreu a pessoa que sustentava a família. Mas nossa justiça não coloca pressão sobre a empresa nem sobre quem faz o maldito laudo para que isso saia logo. Pra TAM, não interessa ter o laudo, quanto mais demorar, melhor.
Esse caso da TAM foi sintomático do que é o Brasil, aliás: um avião cai, morrem 200 pessoas, e o dono do puteiro é que foi preso!!! Não é fantástico, quer um país mais surreal do que o Brasil? E acho que já tá solto. Ninguém perguntou quem foi o fiscal da subprefeitura que recebeu propina do dono do puteiro para ele construir o motel com cara de hotel bem na rota de pouso dos aviões, né? Esse fiscal não tinha de ser preso também???
Resumo: os caras dos EUA, maiores responsáveis pelo acidente da Gol, estão nos EUA, livres. Os familiares das vítimas do caso da TAM não tem retorno sobre o acidente. Mas nossa justiça foi primorosa, rápida, em punir os pobres dos controladores. E absolutamente ninguém reclama disso. A corda estoura sempre pro lado mais fraco, mas tudo normal, exceto pra quem perdeu gente nos acidentes e pros parentes dos controladores.
Esses fatos me fazem cantar a música "Autoridades", do Capital Inicial:
"Autoridades incompetentes, sabem que vocês não passam de fantoches.
Bonecos para brincar!
Bonecos para brincar!
Autoridades incompetentes, sabem que vocês estão em fila.
E a fila não incomoda.
A fila não incomoda.
A fila não incomoda.
A fila não incomoda."
O Brasil não passa de um grande pasto com 187 milhões de cabeças de gado olhando pro chão, ruminando grama... Povo de merda, país de merda!
Eu queria muito poder fazer algo além de xingar. Porque o País não merece o povo que tem, não merece mesmo... Tenho de pensar nisso.
sexta-feira, 18 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário